terça-feira, 12 de julho de 2011

Ouvir a Cristo

Você e eu somos chamados para sermos discípulos de Jesus. As diferenças entre nós, tais como a idade, as circunstâncias, a educação e a experiência, são questões de menor importância, comparadas ao chamado que temos em comum. O que realmente conta é estarmos atentos à voz do Amor de Deus, através de Cristo, que nos convida a obedecer e respondê-Lo de forma generosa.
Como podemos escutar essa voz,  em um mundo que faz de tudo para nos distrair e chamar nossa atenção para assuntos aparentemente mais urgentes? Observo três formas de escutar a voz do Nosso Deus amoroso, que para mim parecem ser as mais produtivas.  
Em primeiro lugar, escute a Igreja. Ela é o corpo do Senhor. Sem Cristo não pode haver  nenhuma Igreja; e sem a Igreja não podemos viver unidos a Cristo. Ainda não encontrei ninguém que conseguisse se aproximar de Jesus abandonando a igreja. Escutá-la é escutar o Senhor da Igreja (Cristo Jesus).
Segundo, escute a Bíblia. Leia. Pois ela, e só ela nos ensina o verdadeiro caminho que devemos trilhar para alcançar a Deus. Você aprenderá mais e melhor, escutando cuidadosamente a Palavra que sempre busca ser aceita em seu coração.
Finalmente, escute seu coração. É lá que Jesus fala intimamente a você. Orar é, primeiramente, escutar Jesus que mora nas profundezas do seu coração. Ele não grita. Não se joga sobre você. Sua voz é um ressoar tranqüilo, quase um sussurro, a voz de um amor gentil. Não importa o que fizer de sua vida, vá e escute a voz de Jesus seu coração. Em nosso mundo barulhento, a voz de Jesus é facilmente abafada. Seria bom que você  se isole  por algum tempo todos os dias, para escutar atentamente essa voz, mesmo que seja por apenas alguns minutos.
Você vai achar que não é tão fácil ficar em oração por alguns minutos todos os dias, pois nesses momentos descobrirá, rapidamente, muitas outras vozes – vozes que são, na verdade, ruídos que distraem;  vozes que não são de Deus. A voz de Deus exige sua atenção. Mas se você  for perseverante, então, lentamente, irá ouvir a voz gentil de amor e desejará escutá-la cada vez mais.
Esses três modos de escutar, creio eu, o guiarão para uma vida espiritual cada vez mais profunda. Irão ajudá-lo a conhecer Jesus de um modo muito mais íntimo; o alertarão sobre a forma sem igual com que ele o está chamando e lhe darão coragem para segui-lo até mesmo nos lugares aonde você não iria.
 Viver com Jesus é um grande aventura, é a aventura do amor!!
Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário