quinta-feira, 28 de julho de 2011

Seguindo os passos de Cristo

Sempre achei espetacular quando Jesus diz para amarmos nossos inimigos. Para mim nunca foi fácil, mas quando contrariamos o desejo de vingança do mundo, amando nossos inimigos, estamos exibindo algo do amor perfeito de Deus, cuja vontade é reunir todos os seres humanos como filhas e filhos de um único Pai. Na medida que perdoamos, em vez de acusar uns aos outros; abençoamos, em vez de amaldiçoar; saramos as feridas, em vez de esfregar sal sobre elas; encorajamos, no lugar de desencorajar; damos esperança, em vez de conduzir ao desespero; abraçamos, em vez de hostilizar; damos boas-vindas, em vez de  ignorar; agradecemos, em de criticar; elogiamos, em vez de difamar... em resumo, sempre que optamos por ficar a favor e não contra uns aos outros, tornamos  o amor incondicional de Deus visível; estamos, assim, diminuindo a violência e fazendo nascer novos seres humanos em Cristo.
Abração! 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

"Sua fé o salvou"

Jesus é a revelação do amor interminável, incondicional de Deus para com os seres humanos. Tudo o que Ele fez, disse e sofreu foi para nos mostrar que o amor que mais desejamos é dado a nós por Deus – não porque merecemos isso, mas porque Deus é um Deus de amor.
Deus se tornou humano, quer dizer, tornou-se Deus-conosco para nos mostrar que a preocupação por reconhecimento e a violência entre nós surgem da falta de fé no amor de Deus. Acredito que se tivéssemos uma fé firme no amor incondicional de Deus por nós, não seria necessário estar sempre à procura de formas e meios para ser admirados pelas pessoas; e não precisaríamos, muito menos, obter pela força o que Deus deseja nos dar livremente e tão abundantemente. É questão de confiar no amor de Deus. A palavra grega para fé é pistis, que literalmente significa "confiança". Sempre que Jesus diz às pessoas: "Sua fé o salvou", ele está dizendo que elas encontraram vida nova porque se entregaram, em total confiança, ao amor de Deus revelado Nele.
Confiar no amor incondicional de Deus é o caminho no qual Jesus nos chama.
Abraço.   

terça-feira, 19 de julho de 2011

Ore pelo Reino do Butão, um dos maiores perseguidores da Igreja de Cristo





Conhecido como Druk-Yul ou "A Terra do Dragão Rugidor", o pequeno Reino do Butão está localizado no alto da Cordilheira do Himalaia; a população de menos de um milhão de habitantes divide-se em quatro culturas principais: tibetana, indiana, sul-asiática e nepalesa. A topografia montanhosa e as condições climáticas fizeram dos butaneses um povo resistente, de boa constituição física e acostumados ao trabalho duro.
A sociedade divide-se em três grupos: nobreza, camponeses e escravos (embora estes últimos tenham sido oficialmente libertados). O budismo maaiana  introduzido no país no século VIII, é praticado por três quartos da população.  O budismo maaiana repudia Deus e se apóia no animismo e no ocultismo. Os demônios são tão familiares aos seguidores desse ramo do budismo quanto os mosteiros nos penhascos, as bandeiras de oração e outros instrumentos budistas. O hinduísmo é praticado por um quarto da população.
O Butão permaneceu fechado ao cristianismo até 1965. Pelo testemunho fiel de cristãos no interior do país, e na fronteira com a Índia, o número de convertidos cresceu de forma considerável nos últimos 25 anos. Infelizmente, o aumento nas conversões trouxe restrições.

Em 1969, a Assembléia Nacional aprovou uma resolução que afirma que nenhuma outra religião além do budismo e o hinduísmo seria reconhecida no país.
Comos templos de igreja são ilegais, os cristãos reúnem-se em casas.  Acredita-se haver entre 7 a 10 mil convertidos no país, cuja maioria está na capital, Timphu. Os cristãos butaneses sofrem pressão a partir de três fontes principais: o governo, a sociedade e o budismo. O governo pressiona os cristãos para que se convertam ao budismo. Aqueles que se recusam são discriminados, e passam por um tempo difícil quando têm seus documentos ou licenças retidos. As crianças cristãs também sofrem na escola por causa de sua fé. Além de ser marginalizada socialmente, a Igreja butanesa é alvo frequente da perseguição do governo
Os edifícios das igrejas podem ser derrubados sem nenhum motivo, e acusações falsas às vezes são feitas contra cristãos. Pastores e evangelistas já foram detidos, encarcerados, torturados e mortos.

 Motivos de Oração

1. A Igreja enfrenta o interesse mundial na preservação da cultura budista. O Butão recebe substancial atenção e auxílio internacionais por causa de sua comunidade budista e, consequentemente, há um enorme amparo ao budismo de maneira geral. Peça a Deus que a Igreja cristã no Butão receba mais apoio.

2. A tradução da Bíblia em zoncá, idioma oficial, é difícil de encontrar. Peça a Deus para mostrar aos cristãos butaneses maneiras de encontrar a sua cópia das Escrituras
3. Os pastores e evangelistas pagam um alto preço. Eles continuam o trabalho apesar das ameaças, confiando que Deus pode proteger e libertar não só eles, mas também suas famílias. O batismo é alvo da maior perseguição devido ao seu caráter público. Peça a Deus que fortaleça as igrejas de forma que resistam aos ataques.

4. Muitos líderes evangélicos têm dúvidas quanto à nova Constituição. Eles não sabem se serão verdadeiramente livres ou se serão discriminados. De qualquer forma, eles se mostram abertos às novas oportunidades de ministério que essa mudança pode criar. Ore por eles, para que tenham discernimento a fim de agirem segundo o querer de Deus.

Fontes

- 2008 Report on International Religious Freedom
- BBC Country profile
Bandeira do Reino do Butão

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Acidente com Bimotor em Recife

O bimotor L410 fazia a linha Recife/Mossoró, com escala em Natal e caiu às 6:55 da última quarta-feira (13), quatro minutos depois de decolar do Aeroporto Internacional dos Guararapes em Recife. Eram 6:51 quando o piloto informou à Torre de Controle que estava em situação de emergência e tentou fazer pouso forçado, caindo em terreno baldio próximo ao Hospital da Aeronáutica e localizado a 4 km do aeroporto e a 100 metros da praia de Boa Viagem. O acidente com a aeronave da Noar Linhas Aéreas não deixou sobreviventes: morreram os dois tripulantes e os 14 passageiros.

Os corpos das vítimas foram encaminhados para o IML, onde são feitos os trabalhos para identificação dos cadáveres. Os peritos trabalham na identificação por meio de comparação: exame odontológico, de DNA ou por impressão digital, entre o material dos mortos e de seus parentes. Como Pernambuco não possui um laboratório especializado, os testes de DNA serão feitos em Salvador (BA). Quinze dias é o prazo máximo que a Polícia Científica de Pernambuco espera concluir todas as etapas do trabalho de identificação.

terça-feira, 12 de julho de 2011

OBSERVE...

 
                                            
Observe este país em destaque; chama-se República Islâmica da Mauritânia, localiza-se no noroeste da África; com uma população de mais de 3 milhões de habitantes, onde a maioria absoluta professa a religião muçulmana.  O governo da Mauritânia restringe a importação, a impressão ou a distribuição pública de Bíblias ou de qualquer outro tipo de literatura religiosa que não seja islâmica. Na prática, Bíblias não são nem impressas nem vendidas no país; no entanto, a posse destes materiais em ambientes privados é, teoricamente, legal. Oremos para que missionários possam levar o Evangelho de Cristo Jesus a este país.

Ouvir a Cristo

Você e eu somos chamados para sermos discípulos de Jesus. As diferenças entre nós, tais como a idade, as circunstâncias, a educação e a experiência, são questões de menor importância, comparadas ao chamado que temos em comum. O que realmente conta é estarmos atentos à voz do Amor de Deus, através de Cristo, que nos convida a obedecer e respondê-Lo de forma generosa.
Como podemos escutar essa voz,  em um mundo que faz de tudo para nos distrair e chamar nossa atenção para assuntos aparentemente mais urgentes? Observo três formas de escutar a voz do Nosso Deus amoroso, que para mim parecem ser as mais produtivas.  
Em primeiro lugar, escute a Igreja. Ela é o corpo do Senhor. Sem Cristo não pode haver  nenhuma Igreja; e sem a Igreja não podemos viver unidos a Cristo. Ainda não encontrei ninguém que conseguisse se aproximar de Jesus abandonando a igreja. Escutá-la é escutar o Senhor da Igreja (Cristo Jesus).
Segundo, escute a Bíblia. Leia. Pois ela, e só ela nos ensina o verdadeiro caminho que devemos trilhar para alcançar a Deus. Você aprenderá mais e melhor, escutando cuidadosamente a Palavra que sempre busca ser aceita em seu coração.
Finalmente, escute seu coração. É lá que Jesus fala intimamente a você. Orar é, primeiramente, escutar Jesus que mora nas profundezas do seu coração. Ele não grita. Não se joga sobre você. Sua voz é um ressoar tranqüilo, quase um sussurro, a voz de um amor gentil. Não importa o que fizer de sua vida, vá e escute a voz de Jesus seu coração. Em nosso mundo barulhento, a voz de Jesus é facilmente abafada. Seria bom que você  se isole  por algum tempo todos os dias, para escutar atentamente essa voz, mesmo que seja por apenas alguns minutos.
Você vai achar que não é tão fácil ficar em oração por alguns minutos todos os dias, pois nesses momentos descobrirá, rapidamente, muitas outras vozes – vozes que são, na verdade, ruídos que distraem;  vozes que não são de Deus. A voz de Deus exige sua atenção. Mas se você  for perseverante, então, lentamente, irá ouvir a voz gentil de amor e desejará escutá-la cada vez mais.
Esses três modos de escutar, creio eu, o guiarão para uma vida espiritual cada vez mais profunda. Irão ajudá-lo a conhecer Jesus de um modo muito mais íntimo; o alertarão sobre a forma sem igual com que ele o está chamando e lhe darão coragem para segui-lo até mesmo nos lugares aonde você não iria.
 Viver com Jesus é um grande aventura, é a aventura do amor!!
Abraço.